segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Autonomia Financeira: Condição sine qua non para avanços duradouros na Uneal.

A luta pela Autonomia Financeira é uma bandeira histórica levantadas pelos movimentos estudantil e sindical na Universidade Estadual de Alagoas.

Júnior Araújo

Ao abrirmos um livro de Direito Administrativo, encontramos um direto 'garantido' às autarquias que podemos visualizar como definitivo ao seu poder de avanço e expansão, no tocante a investimentos de todas as ordens, o quê permite a estas instituições fornecerem o melhor serviço para seu público. Autonomia Financeira, esta é a garantia, entretanto, é negligenciada em certos lugares do Brasil, e claro, no Estado mais pobre de nossa nação acontece o mesmo às instituições como a Uneal.

A autonomia das autarquias reduz drasticamente as políticas externas a que estas instituições deverão se relacionar. Em certos governos de caráter liberal serão cada vez mais cortados recursos, sobre pretesto de enxugar a máquina ou por 'falta de verba'. Em outras de orientação de esquerda, contarão com certos avanços, entretanto com muitas limitações. Independente de qualquer movimento de tais governos, parece claro que a Universidade Estadual de Alagoas, somente conseguirá ter avanços a partir do momento que garantir de fato sua autonomia, com rubrica garantida no Estado.

No caso da Uneal, embora sempre possa haver iterferências externas, a interferência torna-se notadamente fraca, a partir do momento em que houver autonomia financeira e recurso garantido de maneira legal, anualmente seus projetos terão certeza de funcionarem. Por quê? Pelo fato de possuir, a IES, orgãos colegiados e líderes eleitos que decidem seus destinos através do constante diálogo com a comunidade. Desta forma a comunidade decide os caminhos da Universidade e pode, através da EDUCAÇÃO, pugnar por uma Alagoas mais justa e igualitária.



Exemplo Prático: é a Lei de Autonomia da Universidade da Paraíba, que segue na íntegra, quatro páginas que garantem 3% da Receita Ordinária, o que garante uma instituição muito mais avançada para aquele Estado.



Autonomia Financeira da Universidade Estadual da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário