quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Por que Lutar?

Para compreender a dinâmica do Curso de Direito na Universidade Estadual de Alagoas faz-se necessária uma reflexão sobre o atual contexto que estamos. Hodiernamente podemos ver uma instituição de quarenta anos de história em Alagoas, iniciada a partir do interior do Estado, que se destaca por manter um ensino de qualidade em seus cinco Campi, mesmo com dificuldades orçamentárias.

Embora tenhamos certeza da qualidade de ensino ofertado na Uneal, algumas ressalvas fazem-se importantes, no tocante a investimento. Considerando a notável expansão no interior do nosso estado dos Campi do IFAL e da UFAL, em várias cidades, inclusive Arapiraca. Verifica-se uma expansão do ensino superior, arcada com recursos federais.

Em relação à Uneal, nota-se que o crescimento é muito timido e os recursos investidos precisam ser aumentados. Portanto é indispensável a participação dos alunos para direcionar mudanças que venham a contribuir com o fortalecimento da instituição e consequentemente dos seus respectivos cursos.

Por que Luta Pelo Direito?
O nome da chapa chega a ser emblemático, quando lembramos que recentemente ainda havia quem questionasse a importância da FUNESA para Alagoas. A resposta é clara, quando tempos depois Alagoas ganha a Universidade Estadual, a partir da reestruturaçao da antiga fundação.

Durante um longo período ainda havia quem questionasse, não mais a UNEAL, mas para que um curso de Direito. Não foram poucas as indiretas, inclusive até recentemente. Como perceberam que não há Governo que vá acabar com a Uneal, desvia-se agora o foco. "A Uneal é importante para a formação de professores". Creio que não há quem discorde, mas abre-se uma questão: "Somente para formar professores?".

Luta Pelo Direito faz alusão ao livro de Ihering, algo mais geral, mas aplicando aqui a uma questão específica: o Curso de Direito na Uneal. Temos que inovar a participação do alunado no curso, cobrar dos responsáveis a atenção devida a nossa graduação. Já que sabemos a vocação" da Uneal para formar os mais diversos cidadãos críticos, responsáveis, em toda e qualquer a área da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário